CASES - GESTÃO ESTRATÉGICA


Projeto de Reestruturação Organizacional - Médio Porte

A PWA obteve êxito em projeto para recuperação da eficiência operacional de empresa de médio porte com dificuldades na redução de custos e atendimento ao cliente. Já na fase inicial do projeto – e após cuidadosa análise – obtivemos êxito ao recomendar e implantar uma melhoria na produtividade geral da empresa, através da maior simplificação da sua estrutura organizacional.
Na fase de diagnóstico, foi identificada uma situação de concentração de poder, com baixo desempenho da estrutura organizacional em pirâmide e excessivos níveis de decisão, dificultando com isso as linhas de comunicação interna.
Na fase de recomendações, entregou-se a necessidade de alteração da rígida cadeia piramidal, com descentralização, visando assim uma maior eficiência operacional da estrutura. O projeto durou um ano e meio e o resultado foi uma satisfação maior no trabalho por parte dos gerentes e supervisores no primeiro nível, com mais eficácia na linha de produção, mais eficiência nos processos e menos níveis de gestão, agilizando assim todo o processo decisório da empresa.
Com áreas de atuação bem definidas e melhor acesso dos níveis de gestão intermediários e inferiores, foi possível otimizar o desempenho dos canais de decisão, delegando inclusive mais
autoridade ao pessoal no primeiro nível de supervisão e gerência. Em decorrência, houve a facilitação dos fluxos de informações na estrutura, tanto para cima


Projeto de Tercerização parcial de cadeia de produção

A PWA obteve êxito em projeto realizado em empresa com desempenho insatisfatório na fabricação e distribuição de seus produtos, em razão de custos elevados que geravam baixa competitividade no mercado.
Na fase de diagnóstico, foi realizada uma análise detalhada de custo das atividades que compunham a cadeia de valor para identificar onde a referida empresa agregava ou não valor. Feito o mapeamento, foram identificadas as áreas básicas de apoio, com enfoque nas atividades passíveis de terceirização de serviços.
Após a implantação da terceirização em determinados setores da cadeia de produção, houve resultados com melhorias de custo, qualidade e prazo.
O projeto durou um ano e meio e a empresa tem apresentado desde então resultados sustentáveis.


Projeto de Reestruturação Organizacional

planningA PWA obteve êxito em projeto para recuperação da eficiência operacional de empresa de grande porte com dificuldades na redução de custos e atendimento ao cliente. Na fase de diagnóstico, foi identificada uma situação de concentração, com baixo desempenho da estrutura organizacional em pirâmide e excessivos níveis de decisão, dificultando com isso as linhas de comunicação interna. Na fase de recomendações, apurou-se a necessidade de alteraração da rígida cadeia piramidal, com descentralização, visando assim uma maior eficiência operacional da estrutura.
Já na fase inicial do projeto – e após cuidadosa análise – obtivemos êxito ao recomendar e implantar uma melhoria na produtividade geral da empresa, através da maior simplificação e agilização da sua estrutura organizacional.
Com áreas de eficácia bem definidas e melhor acesso aos níveis de gestão intermediários e inferiores, foi possível otimizar o desempenho dos canais de decisão, delegando inclusive mais autoridade ao pessoal no primeiro nível de supervisão e gerência.
O projeto durou um ano e meio e o resultado foi uma satisfação maior no trabalho por parte dos gerentes e supervisores no primeiro nível, com mais eficácia na linha de produção, mais eficiência nos processos e menos níveis de gestão, agilizando assim todo o processo decisório da empresa.
Em decorrência, houve a facilitação dos fluxos de informações na estrutura, tanto para cima como para baixo, resultando em melhor atendimento ao cliente.


Maximização de Resultados de uma ONG por meio do
Modelo Sistêmico da Gestão Estratégica de Pessoas

Esse trabalho de consultoria foi realizado em uma ONG que é um Instituto Empresarial Familiar nascido em 2003, inspirado nos valores da matriarca da família. Em 2004 recebeu o certificado de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Desde o início essa ONG se dedica a identificar e apoiar iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das localidades em que atua. Tem como linha de trabalho evidenciar o potencial dos atores locais, para que percebam o seu papel no desenvolvimento da comunidade. Por isso, ao invés de fazer pelo outro, essa ONG tem como princípio fazer com o outro, visando à autonomia e ao fortalecimento local, guiando o processo de crescimento de maneira singular, desenvolvendo projetos que levam em conta as demandas, respeitando assim as características específicas de cada região.
O trabalho de consultoria nessa ONG pretendeu maximizar seus resultados utilizando o modelo sistêmico de Gestão Estratégica de Pessoas.
Tivemos a oportunidade de desenhar um programa específico baseado em nossa metodologia de Gestão Estratégica de Pessoas, por reconhecermos ser esta a metodologia de maior impacto nos resultados globais dessa instituição. Trata-se de uma metodologia comprovada, altamente eficaz e que foi absolutamente capaz de satisfazer o objetivo deste projeto.
Como contato principal para este desenvolvimento, foi inicialmente indicada a gerente administrativa desta ONG e, posteriormente, este contato seguiu com a Presidente pelo fato da ferramenta metodológica escolhida necessitar do envolvimento do nível estratégico da organização.
A condução deste desenvolvimento teve início a partir de reuniões com a Presidente, Diretorias, Analistas e Coordenadores, compondo painéis (chamados pelos nossos consultores de expert panels) como parte da metodologia adotada, que implicou em reuniões presenciais com os envolvidos em cada etapa determinada no sentido de gerar uma cadeia de valor que auxiliou essa ONG no alcance dos resultados.
O diagnóstico deste projeto contou com uma reunião inicial com a Gerente da instituição, que descreveu numa apresentação a estrutura da ONG.
Nesta primeira apresentação, foram apontadas deficiências na descrição das atividades do Instituto, sendo mencionada como principal necessidade um alinhamento da descrição dos perfis e a composição de metas gerenciáveis. Também foi mencionada uma dificuldade no estabelecimento de metas da empresa e do fluxo de relatórios.
Foram também mencionados projetos anteriores não concluídos e citada uma indefinição de cargos, pois essa ONG concebia seu funcionamento por cargos, e não por funções, o que provocava retrabalhos e dificuldades na mensuração dos resultados.
Nesse trabalho de consultoria identificou-se que essa ONG adotava uma prática de execução de atividades definidas por cargo, e não por função, embora vários integrantes de sua equipe de diretoria exercessem mais de uma função, porém não descritas com a precisão adequada à agregação de valor ao negócio.
Também se identificou que embora houvessem documentos já elaborados para descrição de cargos, não sabiam utilizá-los com valor estratégico e gerencial.
Após essa fase de diagnóstico, elegeu-se as seguintes necessidades do Instituto:

Os resultados estavam aquém do desejável e um modelo de Gestão Estratégica das Pessoas maximizaria os resultados, pois através dele a gestão do desempenho da ONG seria realizada por meio da Gestão de Desempenho das Pessoas;
A descrição de funções existentes não refletia a realidade e não atendia às necessidades do Cliente;
O organograma não refletia uma execução funcional adequada ao negócio;
Cliente não dispunha de roteiro de atividades agregadoras de valor em cadeia.

O escopo deste projeto então foi a elaboração de um modelo sistêmico de Gestão Estratégica de Pessoas, o qual permita um enquadramento ideal na Cadeia de Valor do Instituto que seja gerador de resultados, com monitoramento do desempenho das pessoas, no sentido de maximizar os resultados.
Feito o diagnóstico, a equipe de consultores, após transformar as atividades descritas e identificadas em metas agregadoras de valor para o Instituto, apresentou e obteve aprovação do Cliente para recomendar as seguintes ações:

Criação de um modelo sistêmico de gestão de desempenho do Instituto por meio da gestão de desempenho das pessoas;
Criação de uma cadeia de valor sistêmica entre todos os departamentos e todas as funções, para a geração dos resultados;
Criação de uma cadeia de valor sistêmica de realização dos objetivos de desempenho, definidos em cascata e painel, e enquadrados nas respectivas atividades geradoras de resultado de cada função;
Redesenho do Organograma (Cadeia de Valor Geradora do Negócio);
Redesenho das funções (atividades geradoras de resultado, 3 a 6 por pessoa);
Modelo de Competências Técnicas (competências técnicas, 6 a 10 por função);
Modelo de Competências Comportamentais (competências comportamentais, 6 a 10 por função).

Após finalizar esse trabalho de consultoria nesta ONG, a PWA Consultoria alcançou seu objetivo, pois as entregas planejadas foram feitas na íntegra sem qualquer distorção ou falta de itens. Observou-se também que o cliente demonstrou compreensão da ferramenta a partir da metodologia adotada e dirimiu suas dúvidas em cerca de 20 horas adicionais de reuniões, telefonemas e orientações por e-mail.
Foram feitas as seguintes entregas:

. Reorganização da cadeia de valor;
. Redesenho do organograma orientado à cadeia de valor;
. Redesenho das funções do Cliente na cadeia de valor;
. Eleição e análise das competências básicas;
. Treinamentos conceituais da ferramenta (workshops);
. Treinamento da continuidade da metodologia ao Cliente.

A ferramenta foi complexa de se compreender dentro do Instituto, porém nessa consultoria a PWA teve a oportunidade de repassar esse conhecimento ao Cliente.
O Cliente também compreendeu e evidenciou, na reunião final de entrega deste projeto de consultoria, que considerou esta metodologia muito interessante e verdadeiramente geradora de valor para a ONG como um todo, e observou que poderia ser mais profundamente explorada e aplicada esta metodologia se considerado um maior espaço de tempo dedicado a esta aplicação, haja vista sua complexidade e sendo esta a primeira vez que eram expostos a este nível de desafio.
Nesse sentido, a PWA optou por dedicar mais tempo que o sugerido no escopo inicial sem qualquer ônus para o Cliente, e assim assegurar que o projeto fosse entregue dentro do escopo planejado, suprindo todas as necessidades do Cliente de compreender a aplicação desta metodologia.
O Cliente ficou ciente de que os entregáveis deste projeto requererão rigor na aplicação deste modelo, maximizando os resultados da ONG por meio da gestão de desempenho do Instituto através da Gestão Estratégica das Pessoas.