Saiba como reduzir o turnover sem aumentar os custos

Existem dois temas que constantemente assombram empreendedores e líderes de diversas áreas do mundo corporativo: turnover e investimentos.

Independente do porte da empresa, do segmento e mercado em que atuam e do tamanho dos seus faturamentos, essas são questões que lideram a lista dos temas abordados em reuniões intermináveis que quase sempre acabam exatamente como começou, sem nenhuma conclusão.

Isso acontece na sua empresa?

Se sim, preste bastante atenção ao que eu tenho para dizer.

TURNOVER

Turnover é uma expressão que significa “virada”, “renovação”, mas que no cenário brasileiro quer dizer rotatividade de funcionários.

Essa instabilidade presente no “material humano” da maior parte das empresas torna-se um problema a partir do momento em que no mercado de trabalho a oferta de mão de obra qualificada encontra-se cada vez mais escassa.

As empresas então passam a disputar acirradamente os melhores profissionais e utilizam quase que em sua totalidade o salário e um atraente pacote de benefícios como motivadores para que eles não voltem para o mercado ou aceitem novas propostas. É fácil perceber que o final deste enredo levará a um nocivo leilão que o fará pagar muito mais por um profissional do que ele consegue produzir em resultado (grande parte das empresas sequer possuem ferramentas para mensurar esses valores).

INVESTIMENTO

Em paralelo a isso, outros departamentos “quebram a cabeça” para definir os objetivos de investimento da empresa, uma vez que grande parte deles utilizam como parâmetros critérios totalmente empíricos e não conseguem determinar a taxa de retorno sobre o investimento o que inviabiliza uma divisão inteligente e realmente eficaz.

Marketing, produção, financeiro, RH, vendas… Onde investir?

Hoje, boa parte dos recursos de uma empresa é destinada à área de Marketing, e dentro desta a maior “fatia do bolo” vai para investimentos em publicidade e propaganda. Me pergunto, então, qual é o maior patrimônio de uma empresa?

Algumas pessoas podem pensar que são os clientes, outros podem até cogitar que é a marca, mas na verdade a resposta correta é: pessoas.

Sim, desde os sócios até os menores cargos, são esses que fazem a diferença e que fazem “acontecer” um negócio de sucesso.

Quanto dos recursos investidos na sua empresa são destinados às pessoas?

Comece a se preocupar se não for a maior parte dos seus investimentos. Não confunda investir com pagar altos salários. O investimento precisa ser vitalício e o salário (dinheiro) acaba invariavelmente muito mais rápido do que deveria.

A SOLUÇÃO? TREINAMENTO!

Então como investir em algo que dure, que seja realmente relevante? Simples, invista em desenvolvimento e conhecimento. E aqui vai uma dica para dividir de maneira inteligente os seus recursos:

O conhecimento é o patrimônio mais valioso do ser humano, quando reciclado pode se valorizar consideravelmente, não pode ser roubado ou perdido, não quebra e pode ser dividido sem que haja algum prejuízo ao seu proprietário. É esse mesmo conhecimento que fará a diferença nas empresas.

Vamos imaginar uma equipe de vendas, por exemplo, os vendedores de uma empresa são responsáveis por grande parte do faturamento (na maioria dos casos o faturamento total) e pela imagem personalizada da marca. O que uma empresa pode ganhar investindo nessa equipe?

Por meio do Treinamentos de Vendas a empresa consegue aumentar o volume vendido, elevar a produtividade, trabalhar o mix de produtos, qualificar o relacionamento com o cliente e materializar em ações toda a proposta da marca.

Está aí o retorno real sobre o investimento (que deixa de ser custo ao mesmo tempo que aumenta o faturamento). Além de tudo isso estará investindo no seu maior patrimônio – as pessoas – que tornam-se fies à empresa que passou a fornecer a elas insumo para o crescimento do seu maior patrimônio – conhecimento.

Sendo assim, isente-se dos leilões por bons profissionais e opte por investir e desenvolver os melhores profissionais que podem ter.

Diego Rocha

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