Estudo: 88% das maiores empresas do Brasil estão nas redes sociais

Levantamento aponta que o Twitter cresceu e ultrapassou o Facebook na preferência das empresas; índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%

O número de empresas brasileiras engajadas nas redes sociais aumentou 25% em relação a 2010, chegando a 88%. É o que aponta o estudo Latin America Social Media Check-up, realizado pela consultoria Burson-Marsteller. No levantamento foram consideradas as principais redes sociais para o relacionamento com o consumidor, como Twitter, Facebook, YouTube, blogs e Google Plus.

O estudo aponta que 88% das companhias brasileiras utilizam pelo menos uma das mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação. O índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%. O Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53% das empresas analisadas na América Latina, contra 50% do Facebook. Desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para 66.958.

“O estudo mostra não só o aumento da presença das empresas nas redes sociais, mais um crescente engajamento das organizações com seus stakeholders”, afirma Ramiro Prudencio, CEO da Burson-Marsteller para a América Latina.

“Mais da metade das organizações conversa com seus seguidores através das respostas e retweets. O número de “Likes” por página no Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”, diz.

Além do crescimento no uso das mídias sociais como plataforma de comunicação corporativa, o estudo aponta que as empresas têm desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas, o que permite que elas dialoguem com públicos específicos em mercados bem definidos.

“As organizações têm usado as redes sociais de maneira mais estratégica, criando conteúdos direcionados para cada um de seus públicos”, afirma Cely Carmo, Estrategista de Mídias Digitais para a América Latina. “Conteúdo e linguagem são formatados para cada tipo de público”.

O Latin America Social Media Check-up 2012 analisou as 25 maiores empresas em faturamento na Argentina, Colombia, Chile, Mexico, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

Outros dados

• O uso do Twitter pelas empresas analisadas cresceu 53%;

• 52% das maiores empresas brasileiras estão no Facebook;

• As empresas brasileiras têm, em média, mais de 515.000 seguidores;

• 28% têm blogs corporativos;

• 40% das empresas brasileiras pesquisadas já estão no Google+

Fonte: www.administradores.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *