As PMEs são capazes de atingir um alto nível de competitividade

As pequenas e médias empresas são das principais fontes de trabalho e inovação em todo o mundo: representam 90% das empresas e empregam 50% dos trabalhadores, de acordo com a International Finance Corporation. São consideradas o motor da economia e da prosperidade global.

Nos países em crescimento a importância delas é fundamental. O fácil acesso a novas tecnologias oferece às PMEs uma oportunidade inédita, afinal, historicamente, as melhores soluções tecnológicas eram reservadas a grandes instituições. Isso acabou depois do surgimento de tecnologias como a utilização de software em nuvem, que permite o uso de soluções como serviço, eliminando os altos custos de aquisição de licenças.

As PMEs são capazes de atingir um alto nível de competitividade, mas será que elas estão preparadas para explorar essa onda? Um estudo do Circle Research patrocinado pela SAP revela as ambições desse grupo de empresas: 47% delas priorizam o crescimento, enquanto 27% colocam em primeiro plano terem sucesso junto aos clientes e 19% preferem obter melhorias nos negócios.

No Brasil, a ordem de prioridade é a mesma, embora as porcentagens sejam de 34%, 31% e 28%, respectivamente. Embora a maioria das organizações demonstre vontade, faltam a elas os processos e as tecnologias para alcançar suas ambições. Essa tendência pode ser revertida, visto que 87% das empresas que foram classificadas como “muito ambiciosas” também consideram que aplicações corporativas, ferramentas analíticas e mobilidade podem colaborar para que seus objetivos sejam atingidos. No Brasil, 81% das companhias manifestaram o desejo de ser pioneiros na adoção de novas tecnologias.

A oportunidade está aí. A empresa pode ser pequena, mas tem ao seu alcance a capacidade de transformar suas ambições em realidade contando com inovações tecnológicas.

Presidente de Operações Globais de Negócios da SAP

Por: Rodolpho Cardenuto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *