Como eliminar os maus hábitos no trabalho

Dois anos depois de se tornar vice-presidente de inovação daVF Corp., uma confecção de Greensboro, no Estado da Carolina do Norte, Soon Yu foi abordado por um de seus chefes que sugeriu que ele fizesse uma avaliação de 360 graus da sua gestão. Alguns de seus colegas estavam insatisfeitos com seu estilo de administração. A vasta análise incluiu os subordinados e chefes de Yu, assim como uma autoavaliação.

“Foi um processo bem doloroso”, diz Yu, a quem foi dito que ele era extremamente crítico e unilateral na tomada de decisões. “Mas todas essas avaliações me proporcionaram uma compreensão melhor do que estava provocando meu mau comportamento.”

Depois de alguma autorreflexão, Yu descobriu que havia herdado de seu pai as expectativas rigorosas. Ele também tinha um passado empreendedor e estava acostumado a tomar sozinho rápidas decisões estratégicas. A VF, ao contrário, tem uma cultura muito colaborativa.

Yu trabalhou com vários especialistas para mudar seus hábitos. Agora, quando não concorda com seus subordinados em reuniões, por exemplo, ele não reage tentando impor suas ideias. Em vez disso, vincula as circunstâncias de sua tensão a pensamentos mais positivos do relacionamento com sua esposa. A visualização o faz lembrar do quanto um casamento feliz depende de colaboração e de como essa mesma dinâmica funciona igualmente bem com sua equipe.

Os exercícios ajudaram. A produtividade aumentou e todo mundo está mais feliz. Desde então, Yu e sua equipe foram essenciais para o lançamento de iniciativas corporativas de sucesso que incentivaram marcas da VF, como a North Face e a JanSport, ambas presentes no Brasil. As marcas de vestuário e mochilas para esportes radicais e aventuras ao ar livre agora juntaram suas experiências para desenvolver novos produtos.

Todos nós adotamos hábitos ruins no trabalho. Seja chegar atrasado de forma crônica ou ser desorganizado, frequentemente e diariamente. Mas mudanças reais exigem mais do que uma lista de resoluções de Ano Novo. Pesquisadores dizem que os maus hábitos são respostas habituais que foram repetidamente reforçadas dentro de um contexto específico. Para a maioria das pessoas, definir uma lista de metas de A a Z não é suficiente para quebrar o ciclo. Os empregados precisam determinar quais são os problemas, desconstruí-los e trabalhar para substituir os maus hábitos pelos bons.

Embora o processo pareça assustador, a mudança pode ser mais fácil se você for sistemático, diz Chip Heath, um dos autores do livro “Gente que Resolve” (Editora Saraiva, 2014). É uma questão de alinhar nossas necessidades racionais às nossas respostas emocionais.

Não comece com metas do tipo “daqui para lá”, que é uma abordagem errada que frequentemente se adota nas empresas, diz Heath. O problema é que “lá” pode parecer muito distante. O que os funcionários podem fazer é reduzir o escopo da mudança subdividindo-a em metas mais plausíveis, com recompensas para cada marco alcançado. Por meio de pequenos sucessos pode ser mais fácil completar o objetivo integralmente porque a superação da inércia pode ser um dos maiores desafios.

Uma vez que as causas que desencadeiam os hábitos ruins forem identificadas, reprograme-se retirando aquelas instâncias que você quer mudar do contexto em que foram criadas, diz Peter Gollwitzer, professor de psicologia da Universidade de Nova York que estuda como as metas e planos afetam o comportamento.

Se você descobrir que tende a comer quando está estressado, prepare uma resposta saudável ao cercar sua meta com uma afirmação “se então” em oposição a uma afirmação do tipo “eu quero isso”. Diga a você mesmo que, se estiver estressado, então comerá uma maçã. Na sua mente, imagine que você irá comer uma maçã em resposta ao fato de estar estressado. Quando reforçada repetidamente, a nova resposta irá por fim substituir a antiga, diz Gollwitzer.

Alguns maus hábitos demoram para mudar, especialmente se foram reforçados durante muito tempo ou possuem uma forte atrativo. Continue a monitorar seus hábitos e rotinas, diz Heath, que recomenda a anotação das ações como método para reforçar os novos hábitos diariamente e como um ponto de referência para continuar o processo. Se você sentir que suas ações “se então” não estão funcionando, reformule o processo de forma diferente. Você pode ter que simplificá-las ou torná-las mais pessoais.

Elimine as associações no trabalho ou em casa que possam provocar as respostas não desejadas. Se seu escritório fica perto de algumas lojas de guloseimas, mude seu caminho e abasteça suas gavetas com alimentos saudáveis. Se está tentando parar de fumar, fume em um lugar diferente, porque seu escritório e sua casa fazem parte da sua rotina. Você quer eliminar a rotina que reforça o mau hábito.

Por DENNIS NISHI

Fonte: Wall Street Jornal

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